Existem centenas de esportes que nos ajudam a viver mais e melhor. Hoje vamos falar dos benefícios para a saúde de andar a cavalo
Fazer um passeio no meio da natureza, não é apenas uma atividade divertida para fazer com a família ou amigos. Andar a cavalo também traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Aumento do tônus e força muscular
Para quem olha, pode parecer que você está simplesmente sentado ali, acompanhando o passeio. Na verdade, ele ou ela está envolvendo os músculos de todo o corpo, desde o seu sistema cirtulatório até a parte interna das coxas e braços.
O cavaleiro desenvolve sua força ajustando-se constantemente aos movimentos do animal.
Melhorar a força e a postura corporal
Manter a postura adequada para se equilibrar, envolve os músculos internos, das costas e do peito. O cavaleiro deve contrair certos músculos para se manter equilibrado e manter seu corpo na posição perfeita. A postura adequada reduz o estresse nas costas.
Melhorando a Coordenação
O cavaleiro deve coordenar seus movimentos com o cavalo, desenvolvendo consciência espacial e ajustando a postura e a posição conforme necessário. Ele ou ela usa os braços, pernas e quadril simultaneamente para direcionar o cavalo e se guiar pelos obstáculos.
Fazendo exercícios aeróbicos
Andar a cavalo é uma forma de exercício de intensidade moderada. Pode aumentar a frequência cardíaca e queimar centenas de calorias, dependendo do tipo, intensidade e duração do passeio.
Promovendo Circulação Saudável e Flexibilidade
O ritmo natural do movimento do cavalo promove uma circulação saudável e uma sensação de relaxamento no cavaleiro. Também alonga os músculos tensos e aumenta a amplitude de movimento das articulações.
Fazendo um treino mental
O cavaleiro deve ficar alerta e reagir rapidamente a qualquer mudança na velocidade e direção do cavalo. Ele ou ela também desenvolve habilidades de resolução de problemas ao descobrir como se comunicar com o cavalo e navegar pelos obstáculos na trilha.
Melhorando o humor e reduzindo o estresse
Andar a cavalo é uma pausa de estresses e preocupações – o cavaleiro se concentra na tarefa em mãos. A equitação é conhecida por diminuir os níveis de estresse e promover uma sensação de bem-estar. Passar tempo com animais também faz com que o corpo libere serotonina, um hormônio que melhora o humor.
Sair ao ar livre e à natureza
Sair ao ar livre e ao sol também melhora o humor. O cavaleiro e a amazona, experimenta uma fuga da vida cotidiana e pode ter a oportunidade de explorar um novo lugar e apreciar belas vistas.
Socializando com humanos e cavalos
Andar a cavalo é muitas vezes uma atividade social. O motociclista forma conexões com outros motociclistas – sejam eles familiares, amigos ou colegas – bem como membros da equipe. O cavaleiro também pode desenvolver um vínculo com o cavalo e obter conforto do sentimento de companheirismo.
Aprendendo uma nova habilidade e desenvolvendo a confiança
Os participantes da equitação aprendem novas habilidades e desenvolvem sua memória, armazenando informações sobre como realizar movimentos e se comunicar com o cavalo. Eles também ganham confiança em suas próprias habilidades.
Qualquer cavaleiro dedicado lhe dirá que andar a cavalo é bom para o corpo e para a alma. Seja para aumentar sua força física, relaxar e formar conexões sociais, passar tempo ao ar livre ou aprender algo novo, cavalgar invariavelmente faz você se sentir bem.
Se você quiser experimentar os benefícios de andar a cavalo, por que não tentar um passeio de fim de semana, poderá encontrar em cidades turísticas esta opção de baixo custo e grande valor emocional.
Deixe uma resposta